George R.R. Martin reclamou das adaptações de livros para as telas

Não poupou críticas aos diretores e roteiristas.
às
5 min de leitura
5 min de leitura
às
2013-627999525-george.jpg_20130710

Uma das maiores séries dos últimos vinte anos, é sem dúvida, ”Game Of Thrones”. A obra que teve oito temporadas e está completa no catálogo da MAX. Contudo, o criador original dos livros que deram origem a série fez uma reclamação das adaptações literárias para o cinema.

George R.R. Martin é o responsável pela criação de todo o universo de ”Game Of Thrones”. Os livros que contém o material de origem para série se chamam ”As Crônicas de Gelo e Fogo”. Embora, como dito acima, a série seja de enorme sucesso, o autor dos livros declarou que na maioria das vezes que tentam adaptar literatura para o cinema, os envolvidos pioram a obra. Para Martin, os diretores e roteiristas não se importam com o material original. As declarações foram em seu blog pessoal.

“Para onde quer que você olhe, há mais roteiristas e produtores ansiosos para pegar grandes histórias e ‘torná-las suas. Não parece importar se o material original foi escrito por Stan Lee, Charles Dickens, Ian Fleming , Roald Dahl, Ursula K. Le Guin, JRR Tolkien, Mark Twain, Raymond Chandler, Jane Austen ou… bem, qualquer um.”

George deixou claro sua indignação quando continuou a fala. Para ele, os diretores e roteiristas não se importam o quão importante ou relevante é o autor dos livros ou quadrinhos. Para ele, os profissionais do cinema querem apenas fazer algo melhor, com suas assinaturas.

“Não importa quão importante seja o escritor, não importa quão grande seja o livro, sempre parece haver alguém por perto que pensa que pode fazer melhor, ansioso para pegar a história e “melhorá-la”. ‘O livro é o livro, o filme é o filme’, dirão, como se estivessem dizendo algo profundo. Então eles fazem a história deles.”

Para finalizar, o escritor disse que as vezes encontra uma adaptação que merece aplausos. Para exemplificar, ele citou ”Xógum”.

“Mas eles nunca melhoram as coisas. Novecentas e noventa e nove vezes em mil, eles pioram as coisas. De vez em quando, porém, conseguimos uma adaptação realmente boa de um livro realmente bom, e quando isso acontece, merece aplausos. Me deparei com um desses casos recentemente, quando assisti a nova série da FX, Xógum.”

A série ”Xógum” era originalmente para ser uma minissérie. Porém, o grande sucesso fez com que a renovação por mais duas temporadas. A obra se encontra no Disney+ e Star+.

Recomendamos a vocês

Curtiu? Então da uma olhada nessa seleção de recomendados!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais recente
Mais antigo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver todos os comentários