Locadoras voltam a fazer sucesso na grande São Paulo

Os locais funcionam como um encontro com a nostalgia.
às
5 min de leitura
5 min de leitura
às
_110896358_gettyimages-1087724154

E se alguém dissesse pra você que ainda existem locadores em funcionamento? Pois é, elas existem. Na grande São Paulo existem quatro unidades em funcionamento. Após saber que ainda existem, você deve se perguntar se ainda tem pessoas que frequentam esses estabelecimento, não é verdade? Pois é, ainda tem pessoas que gostam de alugar seus filminhos.

E o movimento parece ter recebido um ”up” com o aumento recente de preço dos streamings. No início dos anos 2000, a maior capital do Brasil tinha 2,6 mil locadores espalhadas por todo seu território. Hoje, conforme dito acima, restam quatro unidades. O espaço além de fornecer filmes em DVD e em VHS, é uma espécie de ”casa de memórias”.

O proprietário Paulo, da Video Connection, que se localiza no edifício Copan, centro de São Paulo declarou que a procura são para os filmes que os clientes não conseguem encontrar nos streamings

“As pessoas não acham os filmes nos streamings e acabam vindo para cá”.

Mas, você também deve deduzir que quem está movimentando as locadoras novamente são pessoas de mais idade, não é mesmo? Bom, se for essa sua dedução, está equivocado. Segundo o proprietário, quem voltou a movimentar o mercado de aluguel, foram os jovens estudantes de faculdade, que buscam filmes que não encontram em nenhum lugar.

“Tenho recebido bastante alunos de faculdade que querem saber de filmes que eles não encontram em lugar nenhum.”

A Video Connection tem como trunfo a boa localização e um catálogo de mais de 14 mil filmes classificados por famosos diretores. Quem geralmente também se atrai pelo local é o público especializado.

As proprietárias da Horus Locadora, Roseli Carvalho e Valdirene Ramos, de 54 e 58 anos, defendem que não há uma competição com as plataformas de streaming, mas uma outra proposta. Contudo, deixam claro que o aluguel é mais assertivo que a assinatura e não exige que se pague por outros serviços. Valdirene ainda declarou que muitas vezes ter várias opções a sua disposição faz com que o usuário procure até a exaustão e acabe desistindo de assistir o filme ou série.

“Não é uma competição, mas é uma outra proposta. A gente ajuda o cliente a conhecer aquele filme que ele talvez nunca assistiria, ao invés de ficar procurando por horas. A plataforma tem o seu valor, mas a gente sabe que aquela quantidade de opções muitas vezes é uma ilusão. Você procura, procura, e não encontra nada”

A outra dona da Horus, Roseli declarou que não fechará a locadora pois encara que é uma missão de ambas. Para ela, assim como os livros tem o poder de ensinar, as locadoras também tem.

“Jamais fechar, porque é uma missão nossa. Essa locadora é um sonho nosso, independente de qualquer coisa. Assim como os livros ensinam, a gente pensa que os filmes também têm essa função. Eles contam uma história, e levar essas histórias para as pessoas é o propósito da Horus”

Já Ricardo Luperi, Dono da Eject Vídeo, contou que diferente do que as pessoas pensam, o seu negócio só passou por problemas financeiros em 1997, quando o DVD começava a entrar em seu auge. Segundo ele, os filmes eram caros para compra e ele colocava o preço do aluguel barato demais. Ricardo diz que seu estabelecimento oferece uma curadoria de produções, separação por gêneros e até diretores.

‘Eu tive problemas porque alugava bem, mas os filmes em geral eram muito caros. Foi a única vez que eu tive vontade de fechar. Depois, onde todos vão enxergar crise, eu funciono muito bem. E funciono muito bem até hoje, com bastante procura. Aqui é tudo setorizado, separado por diretores, temas como Gastronomia, Psicanálise. E a minha estratégia é não dar o que a pessoa quer, mas fazer ela descobrir um gosto por cinema.”

Onde ficam essas locadoras?

Caso você seja de São Paulo e deseje alugar um filme ou apenas visitar, os endereços estão abaixo:

  • Charada Clube Vídeo Locadora-  R. José Antônio Fontes, 62 – Vila Tolstoi, São Paulo – SP
  • EJECT VIDEO-  R. Dr. Bacelar, 324 – Vila Clementino, São Paulo – SP
  • Horus VideoLocadora- Av. Senador Casemiro da Rocha, 960 – Vila da Saúde, São Paulo – SP
  • Video Connection- Av. Ipiranga, 200 – República, São Paulo – SP

Recomendamos a vocês

Curtiu? Então da uma olhada nessa seleção de recomendados!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em Linha
Ver todos os comentários