Não é novidade para ninguém que a grande emissora, a Globo, não conta com a unanimidade dos brasileiros. A empresa que era a preferência das casas dos brasileiros, desde o mais pobre ao mais rico, está em um momento de crise financeira. O economista Josué Aragão, anunciou em 2023 que a Globo passou por uma queda de audiência e precisou fazer demissões em massa.
Agora, a empresa passa por uma mudança de estratégia para conseguir patrocínios. No ano de 2014, uma pesquisa da Princewaterhouse Coopers, com divulgação pela IAB, apontou que nos Estados Unidos, as receitas de publicidade digital tinham ultrapassado as de televisão aberta.
Dez anos depois, isso está bem próximo de acontecer no Brasil. No dia 20/03/2024, a UOL anunciou que a publicidade no Brasil movimentou cerca de R$ 23,4 bilhões de reais em 2023. A grande novidade é que os investimentos em mídia digital é 10,4% maior do que o apurado em 2022. Desses números, os investimentos na televisão aberta são de 9,28 bilhões, e o da internet de 8,96 bilhões. Ou seja, em porcentagem a televisão aberta ficou com 39,6% do valor total, enquanto a internet com 38,2% dos 23,4 bilhões investidos. É natural que ainda por ser a maior emissora do país, a Globo tenha levado uma parcela maior do valor investido nas publicidades de televisão aberta.
O PropMark fez um levantamento sobre a publicidade na mídia digital x mídia convencional. No estudo, existe a estimativa que a publicidade na internet ultrapasse em valores as publicidades na chamada ‘’mídia convencional’’ ainda em 2024.
Guerra declarada
Mas, o que isso tem a ver com a Globo? As emissoras de televisão aberta e isso incluí a Globo, quando vão mostrar para um anunciante seus números de audiência, elas apresentam baseados nos pontos de audiência do IBOPE. Nesse veículo, 1 ponto de audiência equivale a uma estimativa de 517 mil espectadores. Para os anunciantes, esse modelo já não é tão interessante pois o investidor não sabe o sexo, a idade, a classe social,renda e nível de escolaridade que o assiste. Já na internet isso é bem diferente, o anunciante pode filtrar de forma muito mais eficaz para quem a publicidade será mostrada.
Mas onde entra a Globo nisso tudo? Não é novidade para ninguém que a rede Globo assumiu um lado nas últimas eleições. A emissora já publicou em um editorial do jornal O Globo que é a favor da regulamentação da internet. A emissora alega que isso é uma quebra de privacidade, onde os anunciantes escolham para quem eles querem anunciar os seus produtos.
No Ecommerce, uma matéria foi publicada onde revela que a Globo está investindo forte em 2024 para ganhar do Youtube. A emissora investiu 5 bilhões para se manter relevante no mercado publicitário. A escolha de ter o site de vídeos mais populares da internet é até lógica.
O Youtube tem uma audiência anual de 120 milhões de Brasileiros. Com isso, a plataforma se estabeleceu como uma das grandes potências e uma grande alternativa para os anunciantes.
No Ecommerce, uma matéria foi publicada onde revela que a Globo está investindo forte em 2024 para ganhar do Youtube. A emissora investiu 5 bilhões para se manter relevante no mercado publicitário. A escolha de ter o site de vídeos mais populares da internet é até lógica.
O Youtube tem uma audiência anual de 120 milhões de Brasileiros. Com isso, a plataforma se estabeleceu como uma das grandes potências e uma grande alternativa para os anunciantes.
O grande problema é que a emissora já não conta com a simpatia do povo brasileiro, muito pelo seu posicionamento político. Com isso, a empresa tenta ‘’limpar’’ a sua imagem, inclusive mudando um pouco o tom das criticas e sobretudo, atacando de forma surpreendente o governo atual.