Relançamento de ”Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” bate recorde em pré venda e abre debate sobre interesse do público no cinema

O público cansou do que vem estreando nas telonas?
às
5 min de leitura
5 min de leitura
às
maxresdefault

A cultura pop está cheia de livros, filmes, sagas e personagens que marcaram a vida dos fãs. Suas trajetórias de sucesso, suas lutas e até derrotas estão vivas na memória de cada um que acompanhou filmes, livros e quadrinhos. E não dá para falar da cultura pop dos anos 90 e 2000, sem citar Harry Potter. Os livros levaram milhões de crianças e adolescentes a formarem filas nas livrarias, e nos cinemas nem se fala.

Nas telonas, a franquia ”Harry Potter” arrecadou com seus oito filmes, US$ 9,66 bilhões em bilheteria. Isso deu a saga do bruxinho mais simpático do mundo, o posto de terceira franquia mais rentável da história de Hollywood. E, a partir de 2001, a Warner está relançando os filmes nos cinemas, com muito sucesso. E hoje, dia 04 de Junho, é a vez de ”Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, terceira produção da franquia.

Para muitos fãs, esse é o melhor filme dentre os oito da saga ”Harry Potter”. A sua bilheteria alcançou a marca de US$ 804 milhões em 2004.

Pré venda em relançamento bate recorde no Brasil.

E é claro que ”Harry Potter” tem uma base de fãs fortíssima no Brasil, e isso se provou na pré venda do relançamento do terceiro título no país. O longa estará em exibição apenas durante o dia 04, como forma de comemoração de 20 anos de lançamento. Em suma, foram mais de 400 mil ingressos vendidos, a maior pré venda da franquia no país.

O que o público quer ver?

Contudo, esse fato gera uma reflexão acerca do cinema em 2024. O que o público deseja assistir? Todavia, embora o sucesso gigantesco da saga, provavelmente a grande maioria que está indo aos cinemas, já assistiu o filme. Por quê a empolgação ao ver um título ”velho” e não de um lançamento?

Em relação ao relançamento de grandes franquias, os apontamentos de que o fator nostalgia leva muita gente ao cinema não pode ser descartado. Mas, 2023 deixou claro algumas preferências das pessoas que vão ao cinema. Quatro lançamentos chamaram a atenção, foram ”Barbie”, ”Oppenheimer”, ”Sound Of Freedom” e ”Godzilla: Minus One”.

Todavia, os dois primeiros foram grandes produções com orçamentos grandiosos. Mas, ”Sound Of Freedom” e ”Godzilla: Minus One” foram praticamente obras independentes. Mas, isso não impediu o grande sucesso e repercussão. Vale lembrar que os dois títulos não tiveram uma estreia mundial, ”Sound Of Freedom” por exemplo, teve sua estreia no dia 04 de Julho nos Estados Unidos, já no Brasil ele chegou no dia 21 de Setembro. Em suma, o orçamento do filme que contou com Jim Caviezel como protagonista foi de US$ 14,5 milhões e faturou US$ 249,1 milhões.

Já o sucesso financeiro de ”Godzilla: Minus One” é mais impressionante. O filme é uma produção oriental, que mesmo com boa repercussão não costuma ter muito destaque por aqui, excetuando, é claro, os animes. Embora com uma janela de lançamento menor do que ”Sound Of Freedom”, o filme do Kaiju também estreou com datas diferentes pelo mundo. No Japão, o longa estreou no dia 01 de Dezembro, no Brasil, por exemplo, o longa chegou em 14 de Dezembro e conquistou US$ 115,8 milhões. O orçamento também foi pouco, estima-se algo na casa entre os US$ 10 e 15 milhões. Mas, o grande feito do filme do ”Rei dos Monstros” foi a conquista do Oscar de ”Melhores Efeitos Visuais”.

Vale lembrar que a exibição dos episódios de ”The Chosen” nos cinemas, arrastaram milhares de pessoas. Há cada 15 dias, dois episódios eram lançados ao longo do mês de maio. Em todas as ocasiões, a série ficou entre os mais assistidos do Brasil, muitas vezes no top 5. É importante ressaltar que os episódios são da quarta temporada, que virá ao público através do aplicativo oficial ”The Chosen App, em algumas semanas.

Filmes de Super Heróis realmente chegaram ao limite?

Esse debate também se estende as filmes de adaptações de quadrinhos, será que realmente o público saturou do gênero, ou falta os estúdios e diretores produzirem algo que agrade aos fãs? Um belo exemplo é a pré venda de ”Deadpool e Wolverine”, onde muitas salas de cinema ao redor do mundo já esgotaram os ingressos.

Embora não seja cinema, mas também está na categoria de adaptações de super heróis, a série ”X-men’97” também conquistou e abriu um novo olhar para as produções. Em resumo, a produção conquistou a maior avaliação positiva na Rotten Tomatoes.

A pergunta que fica é: Será que o público realmente esta deixando o cinema de lado ou as produções que estão deixando os interesses do público de lado?

Recomendamos a vocês

Curtiu? Então da uma olhada nessa seleção de recomendados!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais recente
Mais antigo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver todos os comentários