”Star Wars” não consegue mais fazer sucesso, desde que a Disney comprou a LucasFilm em 2012. As obras dessa ”nova era” da franquia tem números baixíssimos e acumula críticas dos fãs e também do criador da obra, George Lucas.
Em uma entrevista ao repórter Charlie Rose em 2015, George expôs os motivos que ele acreditava na época que fariam a obra fracassar.
Lucas afirmou que ”Star Wars” é muito mais que tecnologia, naves espaciais e batalhas, que tem todo um universo e valores por trás, confira:
”Quando Star Wars foi lançado, todo mundo disse: ‘Ah, é um filme bobo. É apenas um monte de batalhas espaciais e outras coisas. Não é real. Não há nada por trás disso. Eu disse: ‘Bem, há coisas por trás disso. Não é apenas uma batalha espacial. Há mais do que isso. É muito mais complicado do que isso. Mas ninguém quis ouvir. Então eles apenas disseram: ‘Bem, é simples e gostamos das naves espaciais. Nós gostamos das coisas. Então eles disseram: ‘Tudo bem.’ Assim, as naves espaciais e aquela parte da fantasia científica, seja lá o que for, foram terrivelmente abusadas. E, claro, todo mundo saiu e fez filmes sobre naves espaciais e todos eram horríveis. E todos perderam muito dinheiro.”
O antigo dono da LucasFilm também criticou o abuso da tecnologia:
”E a outra parte, que é a tecnologia. Que é: ‘Ah! Vamos apenas usar esta nova tecnologia. É ótimo, especialmente quando se trata mais tarde da tecnologia digital, onde você pode realmente fazer qualquer coisa. E as pessoas simplesmente abusaram disso em todos os lugares, o que fizeram com cores, fizeram com som. Sempre que surge uma nova ferramenta todo mundo enlouquece e esquece o fato de que na verdade existe uma história e esse é o ponto. Você está contando uma história usando ferramentas. Você não está usando ferramentas para contar uma história.”
Esse posicionamento corrobora com a fala de Matthew Vaughn sobre a essência de ”Star Wars”. Tanto George Lucas quanto o diretor de ”X-men: Fist Class” concordam que a obra está LONGE da sua essência.