A Netflix está no topo da “cadeia dos streamings”. A empresa conseguiu inclusive algumas indicações para o Oscar. Porém, o streaming vem causando polêmica quando decidem fazer séries de grandes personagens históricos.
Não podemos esquecer de todo o tumulto que a Netflix causou com a biografia de Cleópatra, quando por escolha decidiram retratar a personagem como negra. A empresa sofreu inúmeras correções, inclusive de historiadores que alegavam que Cleópatra era grega, por isso era mais provável que a mesma fosse branca.
A mais recente série histórica da Netflix, “Alexandre: O Nascimento de um Deus” também está movimentando a internet por conta de inúmeros aspectos. O principal deles é que a obra decide enfatizar o aspecto sexual do general, e isso é notório na produção.
No primeiro episódio, antes de dez minutos, a série da Netflix já coloca uma cena de um romance gay. Até o momento, a produção que estreou no dia 31 de Janeiro não conta com todo o carinho do público que tem se mostrado.
Mas, Alexandre era Gay mesmo?
Contudo, a sexualidade de Alexandre ainda é um tema de muito debate por parte dos historiadores. Enquanto uns apontam que Ptolomeu, um dos homens de confiança do general era seu grande amor, outros já não tem tanta certeza assim. Um desses é o professor Lloyd Llewellyn-Jones, da Universidade de Cardiff, no País de Gales. Embora ele não desminta um possível romance homossexual de Alexandre, o mesmo também endossa que na época em que viveu o grande personagem, não existia definição para relação entre pessoas do mesmo sexo.
Para a sociedade da época, eram apenas “pessoas que se relacionavam”, sem definição de como era esse relacionamento. Por causa de toda essa indefinição, a sexualidade de Alexandre não pode ser definida nos dias de hoje.
Na rotten tomatoes, um dos principais agregadores de críticas de obras cinematográficas, a obra só tem 30% de aprovação dos que assistiram a produção. Ainda não se tem avaliação dos críticos até o momento. Entretanto, esses números podem diminuir mais ainda, ou até aumentar.