O uso de inteligência artificial é algo repugnante para muitos que trabalham na indústria de Hollywood. Aqui no Brasil, no ano passado, os dubladores se reuniram em um movimento contra a utilização da ferramenta. Em Hollywood não é diferente. Grandes nomes da indústria cinematográfica também se posicionaram contra a utilização.
Mas, existem também aqueles que são a favor da utilização da IA de forma benéfica. Um desses é Ted Sarandos, co-CEO da Netflix que diz que o uso da inteligência artificial não vai tirar os empregos de ninguém.
Em entrevista ao “New York Times”, o executivo abordou a praticidade da inteligência artificial para todo o universo do entretenimento
“A IA não vai tirar o trabalho de ninguém. A pessoa que a utiliza de forma benéfica, pode elevar seu ofício. Escritores, diretores e editores usarão essa tecnologia como uma ferramenta para aperfeiçoar seu trabalho e fazê-lo de forma mais eficiente.”
O ano de 2023 foi o grande estopim dessa guerra entre IA e profissionais da indústria cinematográfica. Os diretores, roteiristas e atores entraram em greve com a reivindicação de melhores condições de trabalho e, principalmente de que a IA não substituísse o serviço dos profissionais.
Contudo, a utilização da inteligência artificial não foi vetada. Mas, existem acordos para que sua utilização em Hollywood tenha limites.