Ao longo da história dos super heróis, já vimos inúmeras adaptações animadas, séries e até filmes no cinema. Sem dúvida, o personagem do gênero que mais ganhou versões foi o Batman. O herói é o mais popular da DC e a sua primeira aparição na televisão foi na série “Batman- O Homem Morcego”, com o icônico Adam West no papel principal.
Com um tom mais de comédia, a obra não passava nem de perto a seriedade que vemos no personagem hoje, mas, está no coração dos fãs. Posteriormente, em 1989, Tim Burton lançou o longa “Batman” nos cinemas. A produção se destacou por apresentar uma Gotham mais próxima dos quadrinhos, além de trazer Michael Keaton como herói e o icônico Jack Nicholson como Coringa.
A melhor adaptação de super heróis da história ?
Em 2005, talvez a melhor trilogia da história do gênero de super heróis começou a ganhar vida. Christopher Nolan trás nos filmes “Cavaleiro das Trevas”, elementos que deixam a história “mais pé no chão” e uma trama totalmente envolvente com ótimos atores. Com destaque, é claro para Christian Bale que deu vida ao herói, e Heath Ledger como Coringa.
Em 2022, estreia “The Batman” de Matt Reeves. O filme trás um Batman mais jovem, detetive, algo que nunca havia sido explorado de forma profunda nos cinemas. O longa bateu US$ 770 milhões de bilheteria e vai ganhar uma sequência em 2025.
Porém, a produção era para ter sido com outro ator. Ben Affleck era o Batman do DCEU de Zack Snyder e já tinha um roteiro pronto. Quando a Warner entregou o projeto nas mãos de Matt Reeves, o diretor exigiu que o trabalho fosse feito do zero, do jeito dele. Por fim, a Warner acatou o pedido e Matt começou o trabalho do zero. A Warner confiou no diretor, devido ao sucesso do mesmo em “Planeta dos Macacos”.
Diretor não se identificou com o roteiro
Matt Reeves alegou que não se identificou com o roteiro de Affleck. O diretor chegou a dizer para a Warner que não era a pessoa para o trabalho, mas o estúdio decidiu confiar nele.
Reeves expôs sua visão do roteiro de Ben Affleck e comentou que era cheio de ação, diferente do que ele gostaria de fazer. Além disso, outro ponto que o diretor destacou, foi a conexão com outros personagens do DCEU.
“Era muito voltado para a ação. Tinha conexões profundas com o DCEU, com personagens importantes de outros filmes e histórias em quadrinhos que apareceriam. Quando o li, sabia que esse roteiro em particular não era o que eu queria fazer. Era quase como James Bond, mas não era algo com que eu pudesse me identificar. Eu disse ao estúdio que talvez eu não fosse a pessoa certa para isso e expliquei a eles por que eu amo esse personagem”
“The Batman: Parte II” estreia nos cinemas em 2 de Outubro de 2025. Porém, o filme pode sofrer um adiamento, já que ao que se sabe, as filmagens ainda nem começaram.