O Universo Compartilhado da Marvel, o popular UCM, se tornou um marco nos cinemas. No universo de super heróis, os anos de 2008 a 2019 se tornaram um modelo. Se hoje, a Marvel está patinando e empilhando fracasso atrás de fracasso, na ”era de ouro”, era impensável que um longa fracassasse na bilheteria.
O planejamento fez com que os fãs voltassem aos cinemas várias vezes no ano. Antes, era difícil ter vários filmes de qualidade de super heróis nas telonas. No Universo Cinematográfico da Marvel, além de ótimos personagens como ”Capitão América”, a consolidação do ”Homem de Ferro” e ”Thor”, a participação ativa do ”Hulk” e a introdução do ”Homem Aranha”, o estúdio soube introduzir personagens secundários.
Personagens como ”Homem Formiga”, ”Pantera Negra”, ”Capitã Marvel”, ”Gavião Arqueiro” e outros nomes se tornaram populares e até queridos. Isso se comprova com o sucesso de filmes solos de personagens que eram poucos conhecidos como ”Doutor Estranho”. Em resumo, a conexão entre as obras foi impecável.
Mas, após o fim da ”saga do infinito” a Marvel entrou em uma onda de fracasso e o público deixou de ir aos cinemas. Com isso, o chefe de televisão da Marvel, Brad Winderbaum confirmou que o universo deixará de ser tão conectado nos próximos anos. Todavia, ainda será um universo conectado.
“Os personagens ainda vivem e respiram no mesmo universo, mas a interconectividade não é tão rígida que você precisa assistir ao Projeto A para entender o Projeto B. A esperança é que, assim como nas histórias em quadrinhos, você possa pular em qualquer ponto e ter uma experiência satisfatória. Estamos tentando acabar com a ideia de que você precisa fazer algum tipo de trabalho de preparação para assistir a qualquer outro filme.”
.A declaração de Winderbaum foi para a Variety. O próximo capítulo do UCM será ”Deadpool e Wolverine”, no dia 25 de Julho de 2024.