Uma das grandes estréias da Disney para 2024, sem dúvidas é “Mufasa”. Depois do sucesso da nova versão de “Rei Leão” em 2019, era bem claro que um novo filme iria acontecer. Contrariando a expectativa de quem achava que o novo filme seria “Rei Leão 2”, contando a história de Simba como rei e toda sua paternidade com a filha Kiara, a Disney lançará “Mufasa”.
A produção, ao que parece, terá como base o livro “A Tale Of Two Brothers.” Escrito por Alex Simmons, o livro é reconhecido pela Disney como canônico e é nesse ponto que se começam as diferenças entre as informações do trailer. Ao que se sabe, o primeiro trailer de “Mufasa” teve seu lançamento nos Estados Unidos, durante o programa “Good Morning America”.
Possíveis diferenças entre “A Tale Of Two Brothers” e “Mufasa”
Em suma, o trailer mostra Rafiki contando a história de Mufasa ao filhote Kiara ( que não aparece no trailer ), filha de Simba e Nala. Se sabe que o babuíno está falando para Kiara, pois a sinopse oficial do filme assim nos informa. No conto de Rafiki, Mufasa é retratado como um filhote órfão que faz amizade com um filhote de leão que tem o nome de Taka. Todavia, esse leãozinho é de uma linhagem real. O encontro dá início a uma jornada de “desajustados” em busca de destino.
”Contada em flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até conhecer um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. seu destino – seus laços serão testados enquanto eles trabalham juntos para escapar de um inimigo ameaçador e mortal.”
Contudo, caso seja de fato essa linha que o filme vai seguir, algumas inconsistências já se apresentam. A primeira delas é para quem Rafiki conta a história, no filme será Kiara. Porém, no livro é para Kopa, o primeiro filhote de Simba. Ao que tudo indica, o livro se passa entre “Rei Leão” e “Rei Leão 2: O Reino de Simba”.
Rivalidade entre Mufasa e Scar e teoria sobre Kopa
Outra grande inconsistência é sobre Mufasa ser órfão. Na história do livro, ele não é órfão, mas irmão legítimo de Taka, que se torna “Scar” por conta de uma cicatriz que ganha ao tentar matar o irmão. Em suma, a rivalidade entre os dois é algo vem desde a infância, originada pela preferência do rei Ahadi, pai dos dois, por Mufasa. O livro não dá um destino para Kopa, mas diversas teorias da internet dizem que ele foi morto por Zira ( vilã de Rei Leão 2) ou que fugiu após a mesma tentar assassina-lo.
Seguindo os materiais canônicos da Disney ( “Rei Leão”, “Rei Leão 2: O Reino de Simba, “Rei Leão 3: Hakuna Marata” e “A Tale Of Two Brothers”), uma teoria sobre “o filhote perdido de Simba” ganhou força na internet ao longo dos anos. Nessa teoria, Zira que era uma espécie de par romântico de Scar, quer se vingar de Simba por conta da morte dele. Com isso, ela mata ou é responsável direta pela fulga de Kopa das terras do reino.
Teoria completa lacunas que “O Rei Leão 2” deixa para os fãs
Em resumo, isso explicaria situações que o filme “Rei Leão 2: O Reino de Simba” não explica. Uma delas é a diferença na aparência de Simba no final do primeiro filme e o início do segundo filme.
Os fãs observam que o aspecto de Simba no segundo filme é mais velho, mais experiente. “O Rei Leão 2: O Reino de Simba” começa imediatamente após o primeiro filme, pelo menos é o que a produção indica.
Portanto, essa diferença não deveria existir. Outro ponto que a teoria responde é a preocupação exagerada de Simba com a sua filhote ao longo do segundo filme. Além disso, o rei demonstra preocupação acima do normal com os leões do “exílio”, grupo que a leoa Zira faz parte.
Outro ponto bem interessante da teoria é a diferença clara dos dois filhotes no momento da apresentação. O “bebezinho” do primeiro filme tem coloração forte, característica dos machos Simba e Mufasa. Já no segundo filme o “bebezinho” tem coloração mais clara, vista nas leoas da obra como Nala ( par romântico de Simba) e Sarabi ( mãe de Simba )
Grande problema do livro “A Tale Of Two Brothers” em relação a “Rei Leão”
Contudo, nem o livro que é canônico conta uma história coerente para Mufasa e Scar. “A Tale Of Two Brothers” mostra a inveja de Scar para com Mufasa. Porém, no fim do livro e após todos os acontecimentos, o vilão parece aprender a lição, o que deixaria seus atos em “Rei Leão” sem sentido.
Porém, inconsistências como Mufasa ser órfão, e ser salvo por Scar, colocam em dúvidas se a história será original ou se estão alterando a história do livro. Em suma, essa possível descrição também está na internet.
Contudo, vale lembrar que tudo ainda gira em torno de teorias e especulações, baseadas no que foi revelado nos materiais originais.
Filme pode apresentar uma história original?
Confira a outra sinopse que também circula na internet.
“Depois que uma terrível enchente separa Mufasa de seus pais, sua vida é salva por outro filhote de leão chamado Taka. Mufasa e Taka crescem como irmãos, mas anos mais tarde outro bando de perigosos leões ameaça a existência do bando e Mufasa e Taka tem que fugir juntos. Lá, eles encontram novos aliados e também novos perigos, colocando a prova a sua lealdade mútua, pois afinal, quem entre os dois está destinado a reinar como O Rei Leão?”
A descrição acima se deu por causa de um dos brinquedos oficiais do filme, que tem essa espécie de sinopse no verso da embalagem. Aqui podemos ver que a Disney decide deixar de lado toda a magia do “Rei Leão”, onde o trono era passado de pai pra filho. A sinopse deixa claro que não existe a figura do rei e que Mufasa e Scar devem brigar por essa posição para ser o primeiro rei leão.
“Mufasa” estreia nos cinemas no dia 20 de Dezembro de 2024. Confira o trailer abaixo: