Um dos santos católicos mais conhecidos, especialmente no Brasil, São Jorge terá um filme nacional lançado nos cinemas em 2024. Pouco falado, com notícias pouco divulgadas na grande mídia, a Paris Filmes, mesma distribuidora da quarta temporada de “The Chosen” no Brasil, surpreendeu lançando seu trailer nessa Terça Feira, 27 de Fevereiro.
Um breve resumo sobre a história de São Jorge
Intitulado “Jorge da Capadócia”, o longa deve contar a história de Jorge, um jovem soldado Romano que viveu na época do imperador Diocleciano. O jovem Jorge era um exímio soldado, tanto que logo cedo foi promovido para a guarda pessoal do imperador.
O império romano que não vivia seu auge, culpava os cristãos por não fazerem sacrifícios aos deuses romanos suas derrotas em batalhas, e com isso Diocleciano começou novamente uma perseguição aos cristãos. Jorge, vendo a injustiça que era feita contra aquele povo, assumiu para si a defesa dos mesmos e com 24 anos se declarou cristão. O imperador tentou convencer o jovem militar a deixar a fé cristã com presentes, promoções e dinheiro.
Ao não renegar a fé, no ano 303, São Jorge foi torturado e decapitado.
Sobre o trailer
O surpreendente trailer parece seguir a história do jovem Jorge, passando pela carreira militar e posteriormente, sua conversão ao cristianismo, e martírio. Mas, um elemento do trailer para aqueles que conhecem a imagem de São Jorge devem estar se perguntando, onde entra o dragão?
Popularmente, em sua imagem, vemos o santo matando um dragão. Essa imagem é nada mais, nada menos, que um simbolismo. O dragão simboliza a vitória de um soldado de Cristo sobre o demônio. No trailer, existem pequenos frames de um dragão. Contudo, podemos concluir que esse aspecto pode ser em algum sonho ou alguma espécie de visão.
Não existe fundamento histórico para dizer que Jorge matou um dragão. A imagem é apenas um simbolismo.
O filme ainda não tem uma data de estreia definida, acredita-se que seu lançamento seja no dia 18 de Abril, próximo ao dia dedicado a São Jorge, pela Igreja Católica (23/04).
No elenco, teremos Alexandre Machafer como São Jorge. O papel do imperador Diocleciano ficará com Roberto Bomtempo, que já participou de inúmeras novelas na Rede Globo e filmes nacionais.
A produção do filme ficou a cargo da Fundação Cesgranrio e Machafer Films, produtora do ator Alexandre Machafer, que também será o diretor do longa. Quem distribuirá o longa é a Paris Filmes.
Confira o trailer: