Para cumprir os regulamentos da mídia local no Reino da Arábia Saudita , a Sony censurou todo o conteúdo LGBT de Marvel’s Spider-Man 2. A Insomniac Games demonstrou que as empresas só se preocupam com as pessoas que apoiam suas ideologias quando isso não afeta seus lucros.
A produtora do jogo retirou os diálogos homossexuais e bandeiras símbolos LGBT pois são contra as leis civis e religiosas do país.
O caso da censura veio a público através da conta do twitter Mangalawyer que publicou o seguinte:
”Está confirmado. A versão do Homem-Aranha 2 no Oriente Médio removeu diálogos LGBT, missões paralelas e todas as bandeiras do espectro de gênero. Você vai me insultar também ou aceitar que a indústria vê sua identidade como puro dinheiro?”
O que a Marvel retirou do game?
As partes censuradas correspondem a uma missão secundária correspondente a Miles Morales. Na side quest intitulada ”Homecoming”, o herói tem a missão de ajudar um NPC a convidar o namorado para uma espécie de baile. O jogo removeu um diálogo onde um dos personagens relembra de um filme que os dois assistiam quando se beijaram pela primeira vez.
Outro elemento que foi removido para que o jogo fosse aprovado no Oriente Médio foram as bandeiras em apoio a causa LGBT. Na versão original do jogo temos inúmeras bandeiras do movimento espalhadas por Nova York.
No jogo disponibilizado na Arábia Saudita não se encontra nenhuma bandeira do tipo pelo mapa do jogo. Contudo, na versão original para o Ocidente tudo se mantém igual.