Co-fundador da Rockstar impediu que “GTA” e “Red Dead” virassem filmes

Contudo, para Houser, cenário hoje é diferente.
às
7 min de leitura
7 min de leitura
às
images - 2024-06-27T091500.923

Um dos maiores estúdios de jogos para vídeo game é a Rockstar. A empresa é responsável pela franquia GTA, que é um dos maiores games de todos os tempos. Para exemplificar, “GTA San Andreas”, foi um dos maiores sucessos de Playstation 2. Mas, o grande sucesso da franquia é o “GTA V”.

O game foi lançado em 17 de Setembro de 2013, para Playstation 3. Após onze anos, o game ultrapassou as 200 milhões de cópias vendidas. O game passou por três gerações de console, e até hoje, no PlayStation 5, continua a ser sucesso. O modo online do GTA V também é outro fator importantíssimo para a Rockstar, que continua alimentando os servidores, para trazer novidades aos jogadores.

Outra grande franquia da Rockstar é o popular “Red Dead Redemption”. O primeiro jogo chegou ao PlayStation 3 em 2010, e conquistou o coração dos fãs. Com um mundo aberto vivo, onde os NPCs tem vida própria, seguem um curso mesmo sem a interação com o personagem, o game se tornou um sucesso rapidamente. Diferente de “GTA”, “Red Dead” se passa no faroeste. Contudo, o grande sucesso dessa franquia aconteceu em 2018, com o lançamento de “Red Dead Redemption 2”. Funcionando com uma prequela do jogo anterior, o game também é um sucesso até hoje pelos seus gráficos, personagens, um mundo aberto praticamente perfeito. Para exemplificar, confira um vídeo abaixo do canal do AEG, onde mostra a atenção que a Rockstar teve com os detalhes nesse game:

Por que jogos tão grandes não viraram filmes ?

Contudo, um dos grandes questionamentos que os fãs das duas franquias fazem, é o motivo desses títulos tão grandes não viraram filmes. Em suma, um dos grandes sinais da popularidade dos jogos, é quando há uma adaptação aos cinemas. Vimos isso acontecer com “Mortal Kombat”, “Mário”, “Sonic”, “Resident Evil”, “The Last Of US” e outros títulos.

Mas, embora isso signifique popularidade, não significa que a adaptação manterá a qualidade do jogo. Ao longo da história, vimos adaptações terríveis de games para os cinemas, o maior exemplo de fracasso foi “Resident Evil: Bem Vindo a Raccon City”, seguido de “Mortal Kombat 2021”. Por causa de fracassos como esses ao longo da história, que o Co-Fundador da Rockstar Dan Houser nunca permitiu uma adaptação dos seus dois maiores produtos. Em suma, Houser esteve diretamente ligado as duas franquias por mais de duas décadas, e disse que diferentes estúdios de Hollywood tentaram convencê-lo a adaptar os games para o cinema, o que gerou diversas “reuniões constrangedoras”.

“Eles pensaram que ficaríamos deslumbrados e esse simplesmente não era o caso. Tínhamos o que considerávamos uma propriedade intelectual de vários bilhões de dólares, e a parte econômica nunca fez sentido. O risco nunca fez sentido.”

Contudo, Houser deixou claro que hoje é um tempo diferente. Em suma, Houser deixou claro que na época em que estava a frente das franquias, o cenário não era favorável a essas adaptações, pois para ele gerava filmes de má qualidade.

Naquela época, a percepção era que os jogos rendiam filmes de má qualidade. […] É um tempo diferente agora.”

Por fim, vale lembrar que o próximo título da Rockstar é “GTA VI”, que terá seu lançamento entre Setembro e Dezembro de 2025.

Recomendamos a vocês

Curtiu? Então da uma olhada nessa seleção de recomendados!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em Linha
Ver todos os comentários