O desenhista e roteirista Rob Liefeld, conhecido por ter criado Deadpool, Cable, Dominó e outros personagens durante seu período na Marvel e por ter sido um dos fundadores da Image Comics, fez um post em suas redes sociais após o anúncio de Aaron Pierre como Jon Stewart feita por James Gunn.
Rob postou uma arte de Neal Adams, que criou o John e falando sobre a criação do Jon, no texto que ele publicou Neal Adams dizia que somente ele poderia desenhar um super herói negro, por se manter fiel aos traços e características da etnia. Inclusive Neal Adams critica que mesmo artistas negros não desenhavam personagens com as características e traços típicos.
Esse post pareceu uma leve alfinetada na escolha do ator, que parece estar sendo considerado com características “brancas demais” para representar um personagem negro.
Claro que isso gerou repercussão, especialmente pelo fato de Rob Liefeld ser branco.
Essa discussão polêmica sobre a necessidade de atores negros exibirem características “mais negras” ou “menos brancas” para representarem melhor suas raízes africanas na mídia não só é absurda, como também desrespeitosa e reducionista. Ao insistir que pessoas negras devam ter um certo tipo de aparência, como traços faciais ou tipo de cabelo mais “afro”, a agenda Woke demonstra mais uma vez a hipocrisia de seus discursos, afinal são justamente os que pregam mais diversidade que não querem atores negros diversos.
A repercussão do post foi tão negativa que Rob Liefeld apagou a postagem.
Lanternas Verdes irá estrear em 2025 ainda sem data definida.