A Era Krakoa chegou ao fim na edição 35 de X-Men, que comemorou as 700 edições dos X-Men já publicadas. Iniciada em 2019 como parte da estratégia da Marvel/Disney de revitalizar os mutantes (que haviam sido deixados de lado pela própria editora como forma de boicote a Fox, fato que acabou mudando com a aquisição da Fox pela Disney).
A Era Krakoa teve grandes reviravoltas, trazendo mutantes que haviam morrido de volta, criando alianças inesperadas, novos inimigos, várias mudanças no status quo dos personagens e na forma como os mutantes passaram a ser tratados no universo Marvel.
Como toda grande fase teve seus altos e baixos, momentos que ficarão eternizados ao lado de grandes sagas dos mutantes e outros que os fãs vão preferir fingir que nunca ocorreram. Entre esses momentos de vergonha alheia podemos destacar aquilo que foi mais odiado pelos fãs: O Trisal formado por Ciclope, Jean e Wolverine.
O triangulo amoroso já havia sido explorado de diversas formas, sempre colocando Jean como centro de desavenças e interesse amoroso de Scott Summers e Logan, porém deixando claro que a Jean, ainda que com algum interesse em Logan, sempre foi realmente apaixonada pelo Ciclope. Fazendo deles em muitos momentos a base para os X-Men. Mas durante a Era Krakoa, Jonathan Hickman resolveu extrapolar essa situação, aproveitando o novo status de nação mutante para gerar um relacionamento mais “moderno” por assim dizer.
Felizmente, não foram apenas os fãs que acharam essa história um pouco demais, Tom Brevoort, o novo editor dos títulos mutantes que veio para substituir Jordan D. White, na nova fase chamada “From the Ashes”, respondeu à pergunta de um leitor no Substack, referente ao status desse relacionamento.
Tom simplesmente respondeu que esse relacionamento ficaria “para trás” com Krakoa. Mais do que apenas afirmar que ficaria, Brevoort rejeitou categoricamente a ideia de que havia algo de mérito na ideia em primeiro lugar.
“Não acho que tenha havido muita coisa na página de nenhuma das histórias de Krakoa que dissesse algo do tipo. Jonathan foi talvez atrevido em uma ou duas entrevistas, como é seu jeito, mas se não está na página, não está no palco, e não me lembro de haver muita ação na página que precisaria ser abordada.”
Parece que “From the Ashes” é uma iniciativa da Marvel de retornar os Mutantes a um status mais próximo do visto no recente sucesso X-Men 97, mantendo algumas das boas ideias da Era Krakoa, inclusive os novos inimigos que surgiram e descartando aquilo que não caiu tão bem assim entre os fãs.
Os primeiros títulos da fase From The Ashes começam a sair em Julho no mercado norte-americano.
Texto: Edinor Junior