As lojas de quadrinhos mais antigas de Los Angeles, Geoffrey’s Comics e Hi-De-Ho Comics, ambas fundadas em 1977, estão fechando.
Em uma publicação no Facebook, a Geoffrey’s Comics anunciou:
”Geoffrey’s Comics e Hi De Ho Comics foram inauguradas em 1977. Fomos literalmente as primeiras lojas de quadrinhos em Los Angeles. Mas agora, infelizmente, Geoffrey’s e Hi-De-Ho Comics devem fechar suas portas em 31 de dezembro de 2023.”
Serviço sob demanda pode ser solução?
A empresa vai tentar manter o sistema de vendas ”pull”, que é basicamente atender os clientes conforme eles apresentarem uma demanda, confira:
”Nosso serviço pull continuará! Geoffrey’s e Hi-De-Ho Comics adorariam manter nossos clientes mais fiéis e continuar a oferecer nosso serviço pull como opção de entrega! ‘Geoffrey’s Comics Pull Parties’ será encontrada em locais da cidade. Também estamos entrando em contato com cafeterias para oferecer horários e dias diferentes para você passar por aqui, pegar seus quadrinhos e sair com outros superfãs. Mesmo que Geoffrey’s e Hi-De-Ho devam fechar suas portas, eles viverão nesta nova forma emocionante, onde todos ainda podemos nos reunir e compartilhar nossa diversão.”
Principais motivos para o fechamento
A empresa atribuiu o tempo de paralisação pelo COVID-19 como principal fator pelo declínio de vendas e consequentemente das lojas. Esperava-se uma receita minimamente igual a paralisação e não se obteve nem um terço disso.
”Não foi uma única coisa que causou esse fechamento; embora COVID tenha sido um fator contribuinte importante. As paralisações esgotaram nossas economias e subsídios, o que nos levou ao limite.
Um ano antes da pandemia, assinamos um contrato de arrendamento de longo prazo para ficar mais perto do Third Street Promenade, em Santa Monica, mas a Covid não nos permitiu pagar o aluguel.
Ainda assim, seguimos em frente. Mudamos para um local menor e finalmente encontramos um sublocatário para o local pelo qual éramos legalmente responsáveis.”
Infelizmente, as coisas só pioraram…
”Infelizmente, entre os pagamentos devidos pela pandemia e a perda do nosso sublocatário, não temos condições de pagar ao locador o que agora está sendo exigido integralmente.’‘
Marvel e DC tem alguma ”culpa”?
Em relação à cula da Marvel e da DC , a loja declarou:
”Durante os primeiros 40 anos, a Diamond Comics foi nosso único fornecedor de serviços, pois perderam os direitos de distribuição dos quadrinhos da Marvel e da DC, o que antes se tornou um processo simplificado ou fazer um pedido e escolher. a partir de um local tornaram-se vários pedidos, com múltiplas formas de entrega, com vários dias de lançamentos. A potência que costumava ser a ‘Quarta-feira de Novos Quadrinhos’ deixou de ser, e com ela, muitos dos hábitos de consumo da base de clientes. A potência que costumava ser a ‘Quarta-feira de Novos Quadrinhos’ deixou de ser, e com ela, muitos dos hábitos de consumo da base de clientes.”
Por fim, o proprietário das lojas deu um triste depoimento assumindo a maior parte da culpa, confira:
”Embora todas as coisas acima mencionadas tenham contribuído, em última análise, só posso culpar a mim mesmo. Eu cometi erros. Encomendei demais e continuei esperando que aqueles números pré-covid voltassem. Alguns dias agora não têm nem um terço da receita que tinham antes da Covid. É muito difícil permanecer no mercado perdendo mais de 50% da nossa receita. Eu esperava repetidamente que esses clientes voltassem, mas perdi muitos clientes – onde antes havia uma opção para quadrinhos, agora existem centenas de lugares: Target, Amazon, Barnes and Nobles, cinemas , downloads digitais, bibliotecas e inúmeros outros. Geoffrey’s e Hi-De-Ho passaram de competição zero para cem concorrentes em um piscar de olhos”.