David Gaider é responsável por escrever Dragon Age: Origins, Dragon Age 2 e Dragon Age: Inquisition, criando grande parte da tradição inicial que sustenta a série. O escritor foi até a rede social Bluesky para repreender os críticos habituais de Dragon Age: The Veilguard, que afirmam que as personagens femininas do jogo têm aparência masculina.
“As mulheres não são atraentes o suficiente”, escreve Gaider, de forma irônica. “Mas, como já perceberam que isso é claramente comportamento de incel, trocaram ‘não atraentes’ por ‘masculinas’ e, assim, ‘transgênero’, porque é um enquadramento que os faz parecer políticos em vez de obcecados com pornografia. Mas todos nós sabemos o que eles realmente querem dizer.”
Gaider faz referência à personagem Cassandra de Dragon Age: Inquisition, que foi alvo de críticas semelhantes uma década atrás:
“E aqui estou eu, lembrando como isso tem acontecido desde que algum cara reclamou há 10 anos que Cassandra era, na verdade, um homem, postando repetidamente sobre seu maxilar gigante e usando fotos de frenologia para provar cientificamente por que sua libido continuava inativa.”
Em resposta a um comentarista que sugeriu que por Gaider ser gay ele não saberia o que é uma mulher atraente, o escritor disse:
“Se fosse apenas uma questão de não acharem as personagens atraentes o suficiente, tudo bem. Mas não é só isso. Eles estão irritados com qualquer jogo que não ofereça personagens que eles considerem atraentes e se agarram a razões para explicar por que estão sendo privados disso. É outra coisa.”
No entanto, essa resposta reflete uma crescente desconexão entre a indústria de videogames e os fãs da obra que valorizam a representatividade clássica e autêntica dos personagens. Para muitos, os comentários de Gaider ilustram uma resistência em aceitar críticas legítimas sobre o visual e a personalidade das personagens femininas nos jogos modernos.
Ao adotar um tom depreciativo e acusar os fãs de terem “comportamento de incel”, ele parece ignorar o desejo de uma base de fãs que apenas pede personagens que sejam belos e que remetam às histórias originais, sem a necessidade de uma transformação forçada. A crítica dos fãs não nega a importância da diversidade, mas questiona o desequilíbrio nas representações, que frequentemente sacrificam o carisma dos personagens originais em nome de uma agenda política.
Essa falta de sintonia com o público se torna ainda mais evidente quando qualquer comentário crítico é rapidamente rotulado como “incel” ou retrógrado, em vez de ser visto como um feedback valioso.
Ao invés de zombar desses pontos de vista, muitos sugerem que desenvolvedores e escritores como Gaider deveriam se abrir para o diálogo e equilibrar a representatividade com o respeito à visão criativa que cativou os fãs ao longo dos anos.Dragon Age: The Veilguard será lançado em 31 de outubro para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC.
TEXTO POR: EDINOR JUNIOR