A Ubisoft fez uma declaração para a comunidade japonesa depois de todas as polemicas envolvendo o novo Assassin’s Creed.
Na carta a Ubisoft agradece a comunidade japonesa por todo apoio e diz estarem ouvindo as reclamações e críticas, que todo material divulgado até o momento se trata de material em desenvolvimento e que o jogo ainda está evoluindo.
Eles também reforçam que apesar de utilizarem elementos históricos a trama de AC sempre foi ficcional.
A carta parece ter como objetivo acalmar os ânimos dos gamers japoneses, e gamers em geral, que desde o anúncio de AC Shadows tem reclamado muito das escolhas “criativas” tomadas pela equipe, em especial pelo fato de termos um Assassin’s Creed no Japão com um protagonista negro e uma shinobi, ambos os personagens são extremamente contraditórios em relação ao período que se passa o game.
Abaixo você pode ler na integra o texto:
““Para nossa estimada comunidade japonesa – uma mensagem da equipe de desenvolvimento de Assassin’s Creed Shadows.
Primeiro, queremos expressar nossos sinceros agradecimentos por todo o apoio à série Assassin’s Creed, que agora tem uma história própria, abrangendo quase 20 anos. Ao longo desse tempo, exploramos vários cenários, períodos históricos e personagens, desde um Assassino durante a Terceira Cruzada até um Viking na Inglaterra do século IX, e muitos mais.
Para muitos de nossa equipe, criar um jogo de Assassin’s Creed ambientado no Japão Feudal tem sido um sonho acalentado há muito tempo.
Desde o anúncio de Assassin’s Creed Shadows, recebemos muitas reações positivas, mas também algumas críticas, inclusive de vocês, nossos jogadores japoneses. Compartilhamos sua paixão pela história e respeitamos profundamente seu cuidado com a integridade histórica e cultural de sua rica herança. Gostaríamos de abordar alguns pontos para esclarecer nossas intenções e decisões criativas:
Esforços Gerais de Autenticidade:
Esforçamo-nos significativamente para garantir uma representação imersiva e respeitosa do Japão Feudal. No entanto, nossa intenção nunca foi apresentar qualquer um dos jogos de Assassin’s Creed, incluindo Assassin’s Creed Shadows, como representações factuais da história ou de personagens históricos. Em vez disso, nosso objetivo é despertar curiosidade e incentivar os jogadores a explorar e aprender mais sobre os cenários históricos que nos inspiram.
Assassin’s Creed Shadows é, antes de tudo, projetado para ser um videogame divertido que conta uma ficção histórica envolvente ambientada no Japão Feudal.
Nossa equipe colaborou extensivamente com consultores externos, historiadores, pesquisadores e equipes internas na Ubisoft Japão para informar nossas escolhas criativas. Apesar desses esforços contínuos, reconhecemos que alguns elementos em nossos materiais promocionais causaram preocupação na comunidade japonesa. Por isso, pedimos sinceras desculpas. Todo o material de jogo apresentado até agora está em desenvolvimento e o jogo continuará evoluindo até o lançamento. Com base nas críticas construtivas que recebemos, continuaremos nossos esforços até colocarmos este jogo em suas mãos – e além.
Também queremos esclarecer que, embora tenhamos consultado muitas pessoas durante o processo de desenvolvimento, elas não são de forma alguma responsáveis pelas decisões tomadas pelas equipes criativas no interesse do gameplay e do entretenimento. Consequentemente, solicitamos respeitosamente que qualquer crítica não seja direcionada aos nossos colaboradores, tanto internos quanto externos.
Liberdades Criativas e Inspirações Históricas:
Enquanto nos esforçamos pela autenticidade em tudo o que fazemos, os jogos de Assassin’s Creed são obras de ficção inspiradas por eventos e figuras históricas reais. Desde o início, a série tomou licenças criativas e incorporou elementos de fantasia para criar experiências envolventes e imersivas. A representação de Yasuke em nosso jogo é uma ilustração disso. Sua vida única e misteriosa o tornou um candidato ideal para contar uma história de Assassin’s Creed com o cenário do Japão Feudal como pano de fundo. Embora Yasuke seja retratado como um samurai em Assassin’s Creed Shadows, reconhecemos que isso é um tema de debate e discussão. Integramos isso cuidadosamente em nossa narrativa e, com nosso outro personagem principal, a shinobi japonês Naoe, que é igualmente importante no jogo, nossos protagonistas duplos fornecem aos jogadores diferentes estilos de gameplay.
Valorizamos muito seu feedback e incentivamos você a continuar compartilhando seus pensamentos, respeitosamente. Embora entendamos que atender às expectativas de todos seja muito difícil, esperamos sinceramente que, quando Assassin’s Creed Shadows for lançado em 15 de novembro, jogadores no Japão e ao redor do mundo apreciem a dedicação, esforço e paixão que investimos nele.
A Equipe de Desenvolvimento de Assassin’s Creed Shadows”
Vale lembrar que desde seu primeiro trailer, o game se tornou assunto polêmico. O jogo terá seu lançamento em 12 de Novembro de 2024.
TEXTO POR: EDINOR JUNIOR