J.K. Rowling e Elon Musk Processados por Cyberbullying

Confira todo o desenrolar do processo.
às
5 min de leitura
5 min de leitura
às
sem-titulo-1

J.K. Rowling e Elon Musk foram mencionados em uma queixa criminal apresentada às autoridades francesas por supostos “atos de assédio cibernético agravado” contra a boxeadora argelina e recém-coroada campeã olímpica Imane Khelif.

Nabil Boudi, o advogado de Khelif, confirmou à Variety que ambas as figuras foram mencionadas no corpo da queixa, apresentada ao centro de combate ao ódio online da Promotoria de Paris na sexta-feira.

Em um comunicado enviado à Variety, a Promotoria de Paris (Centro Nacional de Combate ao Ódio Online) confirmou que recebeu a queixa apresentada por Khelif e anunciou que uma investigação foi aberta.

“Em 13 de agosto, (O Centro Nacional de Combate ao Ódio Online) contatou o OCLCH (Escritório Central de Combate aos Crimes Contra a Humanidade e Crimes de Ódio) para conduzir uma investigação sobre as acusações de assédio cibernético por motivo de gênero, insulto público por motivo de gênero, incitação pública à discriminação e insulto público por motivo de origem.”

O processo foi movido contra o X, que, segundo a lei francesa, significa que foi movido contra pessoas desconhecidas. Isso “garante que a ‘promotoria tenha toda a latitude para poder investigar contra todas as pessoas“, incluindo aquelas que podem ter escrito mensagens de ódio sob pseudônimos, disse Boudi. A queixa, no entanto, menciona figuras notoriamente controversas.

J.K. Rowling e Elon Musk são mencionados na ação, entre outros”, disse ele, acrescentando que Donald Trump faria parte da investigação. “Trump tuitou, então, independentemente de ele estar ou não nomeado em nossa ação, inevitavelmente será investigado como parte da acusação. Khelif — que ganhou a medalha de ouro olímpica na competição de boxe feminino de 66 quilos — passou grande parte das Olimpíadas de 2024 em Paris no centro de uma disputa barulhenta e sobre sua elegibilidade de gênero, que reverberou pelo mundo. Apesar de ter nascido mulher e não se identificar como transgênero ou intersexo — e com o apoio do Comitê Olímpico Internacional, que afirmou “cientificamente, esta não é uma luta de um homem contra uma mulher” —

Apesar da decisão do Comitê Olímpico Internacional o fato é que em 2023, Khelif, foi desclassificada do Mundial pela Associacao Internalcional de Boxe, devido ao resultado de um teste de gênero.

Recebendo uma série de críticas via redes sociais, particularmente no X/Twitter, a controvérsia aumentou quando figuras de alto perfil se envolveram na questão. Em uma mensagem para seus 14,2 milhões de seguidores, Rowling postou uma foto da luta de Khelif contra a boxeadora italiana Angela Carini, acusando a primeira de ser um homem que estava “desfrutando do sofrimento de uma mulher que ele acabou de socar na cabeça.” Musk, por sua vez, compartilhou uma postagem da nadadora Riley Gaines que afirmava “homens não pertencem a esportes femininos.” O dono do X coassinou a mensagem escrevendo: “Absolutamente.” Trump postou uma mensagem com uma foto da luta com Carini acompanhada da mensagem: “Vou manter homens fora dos esportes femininos!”

TEXTO POR: EDINOR JUNIOR

Recomendamos a vocês

Curtiu? Então da uma olhada nessa seleção de recomendados!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver todos os comentários