As primeiras avaliações do terceiro e último filme da trilogia estrelada por Tom Hardy no Universo Homem-Aranha da Sony estão entre “melhor do que Venom 2” e “tão ruim quanto Madame Teia”. No site agregador de críticas Rotten Tomatoes, Venom 3 teve um desempenho melhor do que os dois últimos filmes da Sony baseados nos personagens da Marvel, iniciando com 40%, o que é considerado “podre”, mas uma pontuação acima da média para o Sony-verso.
Venom 3 recebeu críticas melhores que o Venom de 2018 (30%), Morbius de 2022 (15%) e Madame Teia de 2024 (11%). No entanto, Venom: Tempo de Carnificina , dirigido por Andy Serkis, continua com a melhor pontuação da franquia, com 57%, mas ainda assim é considerado um “tomate podre”.
A recepção inicial morna coloca o final da trilogia com previsão de uma estreia de fim de semana abaixo do esperado, com US$ 65 milhões, ficando abaixo de Adão Negro. O filme da DC estrelado por Dwayne Johnson teve uma resposta crítica semelhante (39%) e arrecadou US$ 390 milhões globalmente após uma abertura de US$ 67 milhões no mesmo fim de semana em 2022.
Kofi Outlaw, do ComicBook, deu ao filme 2 de 5 estrelas, chamando Venom 3: A Última Rodada de “um lançamento decepcionante da Sony-Marvel ao lado de Madame Teia” e acrescentando que o estúdio “não tem controle sobre este universo ou o que qualquer parte dele tem a ver com o Homem-Aranha”. Veja mais trechos de críticas ao redor da web abaixo.
RogerEbert.com: “Quando se apoia fortemente na absurdidade inerente às suas cenas cômicas, Venom 3: A Última Rodada pode ser uma explosão total. Infelizmente, isso não acontece com a frequência que deveria. Muitas vezes, o filme comete o erro de se desviar do que funcionou nos dois primeiros, particularmente no segundo filme da franquia, o melhor de todos, Venom: Tempo de Carnificina. O filme para e deixa de ser um filme do Venom em favor de desenvolvimentos entediantes em um laboratório subterrâneo, muito abaixo da superfície da Área 51. Mais grave ainda, desperdiça os talentos significativos de Juno Temple e Chiwetel Ejiofor em papéis sem destaque.”
Empire: “É azar no terceiro filme para uma série que ainda não descobriu o que quer ser. The Last Dance não encontra seu ritmo. Se, como parece provável, este conclui a história do Venom em sua forma atual, ele termina como uma série que nunca cumpriu suas promessas. Houve momentos de diversão ao longo do caminho, mas, como seu personagem principal, é essencialmente apenas uma bagunça sombria e pegajosa.”
Associated Press: “Trazer uma trama apocalíptica típica dos quadrinhos é a última coisa que um filme do Venom precisa. As melhores sequências dos dois primeiros filmes não são mais complicadas do que Venom desejando lagosta ou pedindo pizza. Estacas menores combinam melhor com sua comédia distorcida. O ponto de referência para esses filmes não deveria ser o manual da Marvel, mas sim antigos episódios de The Odd Couple. Continuei torcendo para que o surpreendentemente sem vida Venom 3 recuasse em sua trama de salvar o mundo (e seus efeitos CGI) e se concentrasse mais no melhor efeito do filme: a atuação de dupla personalidade de Hardy. Se este é o último ato — o que é uma ideia questionável para qualquer coisa que esteja mesmo remotamente conectada ao Homem-Aranha — é uma pena que nunca vimos mais de Venom no cotidiano.”
IndieWire: “Hardy nunca recebeu o crédito que merece por entregar uma das performances mais difíceis e dinâmicas que os filmes de quadrinhos já viram, e embora Venom 3: A Última Rodada se afaste disso por longos períodos de tempo (mesmo a sequência bizarra em que Venom habita uma variedade de animais diferentes desvia o foco do que esta franquia faz de melhor), pelo menos o filme termina com uma homenagem apropriada e ridícula ao maior romance já contado sobre um homem e seu alienígena simbiótico pegajoso.”
The Hollywood Reporter: “Sendo este o capítulo conclusivo de uma trilogia, tudo leva a uma catarse emocional que certamente satisfará os fãs dos filmes anteriores, com um toque doce de humor brega para compensar a melancolia. Mas a única coisa que realmente importa no caminho até lá é o afetuoso e rabugento relacionamento entre Eddie e Venom, que ficaram progressivamente mais confortáveis em suas próprias peles ao longo dos anos que passaram juntos… A ação é maior e mais barulhenta, embora às vezes mais confusa, do que nos filmes anteriores, mas este também é o mais fofo dos três.”
Variety: “Este filme não se alonga demais; basicamente tem 90 minutos antes dos créditos finais (que incluem um dos teasers mais indiferentes que já vi). Alguns dirão até que o filme é emocionante — embora, dado o tempo que passamos com Eddie e o alienígena e todos aqueles tentáculos oleosos e agitados, eu não diria que isso marca o fim de uma bela amizade. O filme nos dá uma montagem nostálgica dos momentos-chave de Venom ao som de ‘Memories’, do Maroon 5, e tudo o que posso dizer sobre essa sequência é que está a um sussurro de distância de *Saturday Night Live*. Os filmes do *Venom* foram um sucesso, e às vezes divertidos, mas não posso dizer que foram realmente bons. Mais como intermediários dos quadrinhos que entregam o esperado. Eles também são uma lição sobre o que pode acontecer com um ator tão cativante quanto Tom Hardy quando ele se torna o corpo hospedeiro, fundindo-se com o alienígena do cinema corporativo.”
Em Venom 3: A Última Rodada Eddie Brock (Tom Hardy) e Venom estão fugindo, caçados por ambos os seus mundos: na Terra, pelo exército, e fora dela, pelo Deus dos Simbiontes, Senhor do Abismo, Rei de Preto: Knull. Na conclusão da trilogia do Venom, “a dupla é forçada a tomar uma decisão devastadora que encerrará a última dança de Venom e Eddie”, de acordo com a sinopse.
Também estrelado por Chiwetel Ejiofor (Doutor Estranho), Juno Temple (Ted Lasso), Rhys Ifans (O Espetacular Homem-Aranha), Alanna Ubach (Euphoria), Peggy Lu (repetindo seu papel como Sra. Chen) e Stephen Graham (repetindo seu papel de Venom 2 como Detetive Mulligan), Venom 3 já esta em cartaz nos cinemas.
TEXTO POR: EDINOR JUNIOR