Para os fãs de 28 Days Later (Extermínio no Brasil), há muito para se empolgar com a nova sequência. Não apenas os fãs do filme de terror original de Danny Boyle aguardam há muito tempo por um terceiro capítulo na popular franquia, mas dois filmes adicionais estão em produção. Agora, há mais uma novidade para adicionar à lista. De acordo com a Wired, 28 Years Later foi filmado usando um iPhone 15 Pro Max, seguindo os passos de 28 Days Later, que também foi filmado com tecnologia inesperada e um tanto não convencional.
Para os fãs de 28 Days Later (Extermínio no Brasil), há muito para se empolgar com a nova sequência 28 Years Later. Não apenas os fãs do filme de terror original de Danny Boyle aguardam há muito tempo por um terceiro capítulo na popular franquia, mas dois filmes adicionais estão em produção. Agora, há mais uma novidade para adicionar à lista. De acordo com a Wired, 28 Years Later foi filmado usando um iPhone 15 Pro Max, seguindo os passos de 28 Days Later, que também foi filmado com tecnologia inesperada e um tanto não convencional.
O que torna isso particularmente interessante é que não é a primeira vez que a franquia utiliza tecnologia não convencional. Para o filme de 2002, 28 Days Later, Danny Boyle e o diretor de fotografia Anthony Dod Mantle usaram uma Canon XL-1, uma filmadora digital que, na época, era considerada de alta tecnologia e inovadora. Lançada em 1998, a Canon XL-1 possuía lentes intercambiáveis e gravava dados em fitas MiniDV. Essa escolha não foi apenas uma boa decisão de orçamento, mas também permitiu maior flexibilidade nas filmagens, já que a câmera menor facilitava o uso dos locais em Londres durante momentos breves, sem pedestres ou tráfego. O uso da Canon XL-1 deu ao filme uma estética única, adequada ao ambiente de um apocalipse zumbi.
Embora pouco se saiba sobre o enredo de 28 Years Later, é possível que filmar com um iPhone traga uma sensação de realidade ao filme. Como o título sugere que o filme se passa 28 anos após o primeiro, pode-se argumentar que a qualidade visual de algo filmado em um smartphone (mesmo com lentes aprimoradas) pode dar uma aparência mais autêntica, como se pertencesse ao nosso mundo.
Curiosamente, 28 Years Later, embora seja o maior filme até hoje filmado com um smartphone, não será o primeiro. Unsane e High Flying Bird, de Stephen Soderbergh, foram ambos filmados com iPhone, assim como Tangerine, de Sean Baker.
Estrelado por Jodie Comer, Aaron Taylor-Johnson e Ralph Fiennes, 28 Years Later está programado para estrear nos cinemas em 20 de junho de 2025.
TEXTO POR: EDINOR JUNIOR