A Meta, controladora do Facebook e Instagram, anunciou o fim de seu programa de diversidade, equidade e inclusão (DEI), alinhando-se a empresas como John Deere, Walmart e McDonald’s, que também têm reduzido seus esforços nessa área.
A decisão inclui o encerramento de práticas relacionadas à contratação diversificada, treinamentos e escolhas de fornecedores. Essa mudança ocorre após a Meta já ter encerrado seu programa de verificação de notícias falsas e reduzido políticas contra os supostos discursos de ódio.
Segundo um memorando interno obtido pela Axios, a empresa justifica a decisão citando recentes mudanças na abordagem dos tribunais dos EUA em relação ao DEI, particularmente após decisões da Suprema Corte. A Meta afirmou que o termo “DEI” se tornou controverso, com interpretações de que ele promove tratamento preferencial a certos grupos em detrimento de outros.
Em vez disso, a Meta se compromete a focar em práticas justas e consistentes que reduzam preconceitos para todos, independentemente de suas origens.
Além da Meta, outras grandes empresas também revisaram ou encerraram seus programas de DEI. A Amazon, por exemplo, comunicou a suspensão de programas considerados desatualizados. Em um memorando, a executiva Candi Castleberry afirmou que a empresa está priorizando iniciativas com resultados comprovados e buscando promover uma cultura mais inclusiva de forma ampla, ao invés de apoiar esforços fragmentados por equipes individuais.
Essa onda de revisões nas políticas de DEI reflete uma mudança no cenário corporativo, onde as empresas estão reformulando suas estratégias para abordar questões de diversidade abandonando cartilhas e programas políticos para adotar estratégias mais próximas da realidade de seus consumidores.
Texto por: Edinor Junior