A grande expoente do Streaming, Netflix, está sofrendo um processo por um grupo de atores locais da Itália. A empresa italiana de cobrança Artisti 7607, que representa milhares de talentos locais de atuação e dublagem, anunciou que está processando a Netflix. O processo foi levado a um tribunal de Roma “para obter uma compensação adequada e proporcional devida por lei aos artistas mandatados”.
A Artisti 7607 é uma cooperativa que teve sua fundação há mais de uma década, por um grupo de atores italianos de primeira linha. Entre eles está Elio Germano. Ele tem em seu currículos algumas premiações, entre elas em 2015 no festival de Cannes.
Germano já trava uma batalha judicial com a Netflix a anos por direitos residuais. A cooperativa fez um comunicado oficial expondo a decisão de levar o processo contra a Netflix a frente.
“Depois de mais de oito anos de negociações estéreis para obter os dados necessários para determinar a indenização dos artistas no cumprimento da legislação europeia e nacional, a Artisti 7607 vê-se obrigada a recorrer a um tribunal ordinário para solicitar o cumprimento da lei.”
O setor da Netflix na Itália ainda não se manifestou sobre o assunto. O ator Elio Germano também se manifestou em um comunicado oficial.
“As próprias plataformas [de streaming] que processam e exploram dados recusam-se – devido ao seu excessivo poder económico e contratual – a fornecer-nos os dados exigidos por lei e, consequentemente, não pagam aos artistas os seus honorários”
Mais informações sobre o caso devem vir a público em breve.