No dia do cinema nacional, 19 de Junho de 2024, a notícia de uma divulgação recorde de investimento no audiovisual ganhou a internet. O Ministério da Cultura revelou um valor de R$ 1,6 bilhão em obras audiovisual. Isso significa o maior valor já investido pelo governo no setor, para produção de filmes e séries.
Essa medida chega para impulsionar a presença produções nacionais no cenário brasileiro e também global. Além disso, o valor também vai servir para a ampliação e modernização do estúdio da Rio Estúdios. Além disso, tudo indica que oito novos estúdios, e a modernização de outros oito estúdios já existentes.
As salas de cinema vão ter que conviver com a lei Cota de Tela até Dezembro de 2031. Essa lei obriga as salas de cinema pelo país a ter uma porcentagem obrigatória de produções nacionais em cartaz, em horários de grande procura.
Vale lembrar que a Abraplex e a Fenec divulgaram que a procura por filmes nacionais caiu no segundo trimestre. Para informação do leitor, os filmes nacionais representaram apenas 5% dos ingressos vendidos nos últimos três meses.