Nós sabemos que a amizade é uma das coisas mais preciosas que um ser humano pode ter. Um amigo em diversos momentos te ajuda a conquistas as maiores glórias da vida e também a sobreviver aos períodos mais difíceis. E, um desses casos de amizade sincera aconteceu em Hollywood. Trata-se de Mel Gibson e Robert Downey Jr.
O grande rosto da Marvel, Downey Jr já passou por momentos tortuosos na carreira e na vida, por conta do vício em álcool e drogas. Nesse momento, o ator enfrentou a prisão e sobretudo a falta de trabalhos. Mas, um dos atores a ajudá-lo foi seu amigo Mel Gibson.
Tempos depois, em 2011, foi a vez de Downey Jr retribuir o gesto ao seu amigo. Em 2006, Mel Gibson fez comentários que foram encarados como “anti semita”. Como resultado, o ator foi preso e sua carreira não foi mais a mesma.
Mel Gibson já não contava com a mesma simpatia de Hollywood por conta do filme “A Paixão de Cristo”, de 2004. Muitos acusaram a produção que mostra as últimas doze horas de vida de Jesus e todo o seu sofrimento, como anti semita.
O ator declarou a revista Esquire que Downey Jr foi corajoso e ousado ao defende-lo.
“Uma vez, entrei em uma situação complicada que meio que encerrou minha carreira. Eu estava bêbado na traseira de um carro da polícia e disse alguma merda estúpida, e de repente: na lista negra. Sou o garoto-propaganda do cancelamento. Alguns anos depois, Robert me convidou para algum tipo de prêmio que ele estava ganhando – sempre tivemos esse tipo de gangorra, onde se ele estivesse no vagão, eu cairia, e se eu estivesse no vagão, ele estava caindo. Então eu praticamente não existia em Hollywood na época, e ele se levantou e falou por mim. Foi um gesto ousado, generoso e gentil. Eu o amei por isso.”
A premiação que Mel Gibson se refere é o Cinematheque Awards de 2011. Na ocasião, Robert Downey Jr que é judeu, pediu para que Hollywood desse uma chance ao amigo. Downey enfatizou que aqueles que não “tem pecado” estão na indústria errada, e portanto deveriam dar uma segunda chance a Gibson.
“Perdoem as ofensas do meu amigo, oferecendo a Gibson a mesma ficha limpa que você me deu e permitindo que ele continue sua grande e contínua contribuição para nossa arte coletiva sem vergonha. A menos que você esteja completamente sem pecado e, nesse caso, você escolheu a indústria errada”
Como estão os dois atualmente ?
Robert Downey Jr ganhou recentemente o Oscar por melhor ator coadjuvante, em “Oppenheimer”. Já em relação a Mel Gibson, os fãs vivem a expectativa da continuação de “A Paixão de Cristo”. Até o momento, nenhuma nova atualização aconteceu.
Contudo, a última informação era de que as filmagens iriam começar no início de 2024. A continuação, se acontecer, contará a descida de Jesus até os infernos e sua ressurreição. A previsão é de lançamento para 2025, mas não se sabe se fato se isso vai acontecer. Resta aguardar mais informações oficiais sobre a obra. Até o momento, só o retorno de Jim Caviezel como Jesus tem uma confirmação oficial, do próprio ator.