“X-Men’97” em pouco tempo se tornou a obra mais bem avaliada da Marvel, no Rotten Tomatoes. A produção está sendo bastante elogiada e até o momento, com justiça. A série animada que conta com dois episódios lançados, e continuará lançando um episódio por semana, até completar os dez propostos.
Mas, um assunto que deu o que falar antes do lançamento foi sobre o personagem “Morph”. O herói é um metamorfo criado para a série, não existindo em um primeiro momento nos quadrinhos. Segundo o criador Beau DeMayo, que já não está mais envolvido na obra, o personagem é não binário.
Isso gerou muitos comentários nas redes sociais e dessa vez, o dono da voz original do personagem se manifestou. O dublador JP Karliak declarou que o programa não se refere ao Morph como não binário, não explicitamente.
O dublador que se identifica como não binário, diz que o personagem não irá nunca usar o termo isso não era comum nos anos 90.
“Até onde eu sei, nunca diremos a palavra ‘não-binário’ porque ninguém disse a palavra ‘não-binário’ nos anos 90. Não é que não existisse; simplesmente não era de forma alguma um termo convencional na época.”
O dublador ainda declarou que ele se identifica com o personagem por ter por volta dos quarenta anos e só ter “identificado seu gênero” perto dos 30.
“Há muitas maneiras de me identificar com Morph, mas uma delas é que eu pessoalmente me identifico como gênero queer, o que alguns podem dizer que é uma ramificação do não-binário, mas eu uso pronomes ele/ele. Muito disso tem a ver com o fato de que estou na casa dos 40 anos e compreendi totalmente o meu gênero aos 30 e tantos anos. Sempre usei pronomes ele/dele, e eles parecem um moletom velho de faculdade, onde talvez não caibam muito bem, mas ainda são muito confortáveis e, até encontrar algo melhor, vou apenas manter usando isso.”
“X-Men’97” está com 100% de aprovação na Rotten Tomatoes e seus lançamentos aconteceram, até o momento, nas quartas feiras.