John Cassaday, renomado artista de quadrinhos conhecido por seu trabalho em séries como Planetary, Astonishing X-Men e Star Wars, faleceu aos 52 anos. A notícia foi confirmada por sua irmã, Robin, que revelou no Facebook que ele havia sido internado na UTI quatro dias antes. Embora a causa da morte ainda seja desconhecida, Robin havia mencionado anteriormente problemas com o cérebro.
O roteirista de quadrinhos Mark Waid, que trabalhou com Cassaday em diversos projetos, também compartilhou uma homenagem.
“Recuso-me a aceitar qualquer crédito real por ‘descobrir‘ John Cassaday”, escreveu Waid. “Não posso levar crédito por ter olhos funcionais. Mas fomos amigos para sempre depois disso, e assistir à sua rápida ascensão como um dos ilustradores de quadrinhos mais talentosos e requisitados de sua geração foi incrível. John teve uma passagem memorável em X-Men e outra com seu personagem favorito, Capitão América, mas foi Planetary que, com razão, o colocou no mapa. Ele era meticuloso e não entregava nenhuma arte sem aperfeiçoá-la até o fim.”
Nascido em 1971, Cassaday começou sua carreira em escola de cinema e notícias de televisão, e trabalhou brevemente na construção civil. Depois de ser “descoberto” por Waid, mudou-se do Texas para Nova York, onde trabalhou para a Dark Horse e Homage Comics.
Mais tarde, uniu-se à Marvel e DC em títulos como Teen Titans, X-Men, Alpha Flight, Union Jack, Gen13, Superman/Batman e Hulk. Um de seus personagens mais icônicos foi o Capitão América, que incluiu a história “Captain America Lives Again” e a edição “Captain America: The New Deal” e Fallen Son: The Death of Captain America*.
Cassaday é talvez mais conhecido por co-criar Planetary, o grupo de anti-heróis da Wildstorm que inclui The Drummer, Jakita Wagner e Elijah Snow. Ele também ajudou a lançar o revival de 2004 de Astonishing X-Men. Mais recentemente, Cassaday trabalhou ao lado de Jason Aaron no revival, recordista da Marvel dos quadrinhos, de Star Wars.
Nossos pensamentos e orações estão com os amigos e a família de John Cassaday.
TEXTO POR: EDINOR JUNIOR