Segundo o insider Jeff Sneider, especializado em vazamentos da indústria cinematográfica, James Gunn estaria considerando a ideia de integrar o Batman de Robert Pattinson ao novo DCU, universo que ele está construindo. A informação, compartilhada em uma publicação recente, sugere que, caso a ideia seja concretizada, o filme de Matt Reeves, The Batman (2022), poderia ser considerado o primeiro filme do DCU, e Pattinson teria um papel importante no futuro da franquia, incluindo uma possível participação no filme da Liga da Justiça. A ideia de trazer o Batman do ator para o novo universo cinematográfico de Gunn, se confirmada, pode representar uma mudança significativa na direção do DCU.
Sneider também revelou que a proposta de integrar o Batman de Pattinson partiu do próprio James Gunn. No entanto, o diretor Matt Reeves, responsável por The Batman, ainda não estaria completamente a favor dessa ideia. Como Reeves tem poder de decisão sobre a continuidade do personagem e sua inserção em um universo maior, ele parece resistir à possibilidade de compartilhar o espaço com outros heróis. Esse embate de visões entre os dois cineastas poderia ser um dos maiores obstáculos para a concretização da proposta.
Várias mudanças no planejamento podem ocorrer caso a integração realmente aconteça, por exemplo, como fica a trilogia de Matt Reeves? Ela continua e começa a inserir elementos mais fantasiosos? O filme do Cara de Barro vai ser integrado a esse universo de que forma? E o que vai ser do projeto The Brave and The Bold? Essa mudança de rumo em relação a The Batman pode trazer mudanças significativas nesses projetos e até mesmo cancelamentos.
Entretanto, a resistência de Matt Reeves pode colocar essa ideia em xeque, já que o diretor tem uma visão clara sobre o universo que criou para seu Batman, que se distancia de uma ligação direta com o universo compartilhado de heróis como Superman e a Liga da Justiça. Seria esse o motivo dele não ter entregue o roteiro para The Batman 2?
Por enquanto tudo não passa de rumores e devemos esperar para ver.