James Earl Jones faleceu nessa segunda-feira aos 93 anos, e o ator foi imediatamente pranteado por seus amigos, colegas e colaboradores em Hollywood.
Conhecido por dar voz a Darth Vader desde a trilogia original de Star Wars, assim como a Mufasa em O Rei Leão, a carreira de Jones em Hollywood começou com um dos filmes mais celebrados de todos os tempos, Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick. Com décadas de trabalho no palco e nas telas, Jones conquistou prêmios e fãs ao redor do mundo. Não demorou muito para aqueles que o conheciam há anos se manifestarem sobre sua partida.
Mark Hamill, o Luke Skywalker, disse:
“Um dos melhores atores do mundo, cujas contribuições para Star Wars foram imensuráveis. Ele fará muita falta. #RIP pai 💔”
Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm:
“James Earl Jones é um dos atores mais versáteis e talentosos do nosso tempo, com uma carreira icônica no cinema, teatro e televisão. O barítono ameaçador que ele trouxe a Darth Vader será para sempre amado pelos fãs e considerado uma das maiores performances de vilões no cinema. Sua presença imponente na tela e sua personalidade calorosa fora dela farão muita falta.”
George Lucas, escreveu:
“James era um ator incrível, uma voz única tanto na arte quanto no espírito. Por quase meio século, ele foi Darth Vader, mas o segredo de tudo é que ele era um ser humano maravilhoso. Ele deu profundidade, sinceridade e significado a todos os seus papéis, sendo os mais importantes o de marido dedicado à falecida Ceci e pai de Flynn. James fará falta para muitos de nós… amigos e fãs igualmente.”
Kevin Costner, disse:
“Acabei de saber da notícia do falecimento de James Earl Jones. Aquela voz poderosa. Aquela força silenciosa. A gentileza que ele irradiava. Muito pode ser dito sobre seu legado, então vou apenas dizer o quanto sou grato por parte dele incluir Campo dos Sonhos. Se você viu, sabe que esse filme não seria o mesmo com qualquer outra pessoa em seu papel. Só ele poderia trazer esse tipo de magia a um filme sobre beisebol e um campo de milho em Iowa. Sou grato por ter sido testemunha de ele fazer essa mágica acontecer. Descanse em paz, amigo.”
Rob Minkoff, co-diretor de O Rei Leão, escreveu:
“Acabei de saber do falecimento do grande James Earl Jones. Fui abençoado por ter trabalhado com ele. Sua interpretação de Mufasa foi perfeita. Que homem e ator poderoso. Partiu, mas nunca será esquecido. Descanse no poder.”
Wendell Pierce, ator americano, disse:
“Este homem era a personificação viva de arte, integridade, criatividade e dignidade. James Earl Jones é a única razão pela qual me tornei ator. Ele despertou em mim uma vocação que deu voz às minhas canções do coração não cantadas. Pelo exemplo, ele me guiou na exploração da minha própria humanidade pessoal e no estudo do comportamento humano nos outros e da alma intangível e sempre presente. Ele foi um talento único em uma geração que deixou um enorme legado na cultura americana.”
Colman Domingo, ator de Fear The Walking Dead, disse:
“Obrigado, querido James Earl Jones, por tudo. Um mestre de nosso ofício. Estamos sobre seus ombros. Descanse agora. Você nos deu o seu melhor.”
Bob Iger, CEO da The Walt Disney Company, também se manifestou dizendo:
“Da sabedoria gentil de Mufasa à ameaça assustadora de Darth Vader, James Earl Jones deu voz a alguns dos maiores personagens da história do cinema. Um celebrado ator de teatro com quase 200 créditos em filmes e televisão, as histórias que ele trouxe à vida com uma presença unicamente imponente e uma verdadeira riqueza de espírito deixaram uma marca indelével em gerações de espectadores.”
Nossos pensamentos e orações estão com os amigos e a família de James Earl Jones neste momento.
May The Force Be with You!
TEXTO POR: EDINOR JUNIOR