É oficial. Após o sucesso estrondoso de Godzilla Minus One nas bilheterias, entre fãs e críticos, e de ser o primeiro “rei dos monstros” a vencer um Oscar, muitos se perguntavam se uma sequência realmente aconteceria. Felizmente, temos boas notícias: a Toho anunciou que uma nova sequência está em produção, trazendo de volta essa versão do lagarto gigante e o agora lendário diretor Takashi Yamazaki para tecer esse novo conto.
Para aqueles que assistiram a Godzilla Minus One, é possível ver que uma sequência já estava sugerida pelos momentos finais do filme. Em uma das cenas, Godzilla pode até ter sido destruído pelos que se uniram para deter sua onda de destruição, mas os pedaços que permaneceram flutuando no mar ainda pulsavam com energia. Isso pode significar que essa versão do rei dos monstros tem um fator de cura que supera outras iterações de Godzilla que já vimos ao longo dos anos. Além disso, os espectadores viram a personagem Noriko sobreviver a um ataque anterior de Godzilla no Japão. Embora a protagonista tenha sobrevivido, marcas em seu corpo deixaram muitos fãs de kaiju se perguntando se Noriko poderia ter um novo vínculo misterioso com o rei dos monstros.
Sequência de Minus One
Desde que Godzilla Minus One venceu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais na premiação deste ano, parecia que receber uma sequência era apenas questão de tempo, mesmo sem considerar seu domínio nas bilheterias. A Toho International confirmou que a produção já está em andamento para o próximo filme, embora detalhes sobre a história do retorno de Godzilla permaneçam um mistério. Após o lançamento do filme, o próprio Yamazaki expressou seu desejo de voltar para uma sequência.
Em entrevistas anteriores, o diretor deu a entender que poderia adicionar alguns inimigos kaiju para seu Godzilla enfrentar. Em uma conversa com a Empire Magazine no início deste ano, Yamazaki sugeriu que o personagem principal, Koichi Shikishima, poderia retornar e que, embora ele tenha encontrado paz no primeiro filme, isso pode ser apenas o “calmaria antes da tempestade”: “Sei que a guerra de Shikishima parece ter acabado, e atingimos esse estado de paz e calma – mas talvez [seja a] calma antes da tempestade.”
O que pode vir por aí?
Uma coisa que podemos levar em consideração é que o Godzilla Minus One reflete o Godzilla original lançado na década de 1950. Se a sequência seguir essa tendência de homenagear o passado, será possível que ela siga a história de Godzilla Contra-Ataca.
Para quem não sabe, Godzilla Contra-Ataca foi o segundo filme estrelado pelo rei dos monstros e o colocou frente a frente com outra criatura gigante, o Anguirus, que pode não ser tão popular quanto King Ghidorah, Rodan, Mothra ou mesmo King Kong, mas a criatura gigante foi um adversário à altura para Godzilla em seu confronto inicial. Se Yamazaki deseja se manter fiel às raízes do universo kaiju, talvez essa fera seja o oponente que dará continuidade à franquia Minus One. Claro, existem muitos outros kaiju para escolher, caso o diretor decida seguir por um caminho diferente.
TEXTO POR: EDINOR JUNIOR