No dia 19 de Junho, última quarta feira, ocorreu a celebração do Dia Do Cinema Nacional, contudo, não se tem tantos motivos para comemorar. A Abraplex e a Fenec divulgaram dados preocupantes em relação aos números da arrecadação dos filmes brasileiros que estiveram em cartas no segundo trimestre. Segundo as organizações, os ingressos dos filmes nacionais representam apenas 5% do montante vendido.
Para fins de comparação, no primeiro trimestre de 2024, os filmes nacionais representaram 25% dos ingressos vendidos no país. Esse número, muito se deve a estréia de “Minha Irmã e Eu”, primeiro filme brasileiro na história a atrair 1 milhão de espectadores. Contudo, por conta da lei da “Cota de Tela” sancionada pelo presidente Lula, se nota um aumento de filmes nacionais em cartaz.
Mas, mesmo com um aumento de produções em cartaz, os dados divulgados mostram que o público não abraça as produções brasileiras. A preocupação se dá por essa questão. Quando não se tinha a Cota de Telas, os filmes nacionais eram exibidos em horários menos comerciais para o cinema, geralmente no início da tarde.
Em 2022, apenas 4,2% dos frequentadores de cinema compraram ingresso para um título nacional. Os filmes nacionais devem ter um grande concorrente a partir dessa quinta feira, dia 20. “Divertida-mente 2” chega aos cinemas, filme fez US$ 155 milhões, só no seu final de semana de estreia nos EUA.