Amanda Waller tem montado um grande plano para finalmente inclinar o pêndulo a favor da humanidade contra aqueles que têm o poder de Deuses, e tudo começa em Absolute Power. Waller finalmente faz seu grande movimento, e os heróis não estão preparados para a tempestade que ela enviou em seu caminho. No comando dessa tempestade está a talentosa equipe do escritor Mark Waid, do artista Dan Mora, do colorista Alejandro Sánchez e da letrista Ariana Maher, que unem elementos de Superman, Batman, Mulher Maravilha e mais pelo Universo DC enquanto o mundo aprende o que realmente é o Poder Absoluto. Durante uma entrevista ao site ComicBook, Waid contou um pouco sobre a trama.
“A maior coisa foi que eu queria criar um verdadeiro senso de perigo e drama sem colocar o universo em risco. Porque esses crossovers têm sido ótimos, mas não é exatamente a minha praia fazer histórias cósmicas grandes. Então esse foi o objetivo número um,” disse Waid.
“Então comecei a pensar sobre isso, e, ‘Qual é a pior coisa que você pode fazer a esses personagens? Qual grande sensação de perda você pode imprimir universalmente em todos eles?’ Não é apenas uma questão de tirar seus entes queridos ou amigos, porque alguns deles têm entes queridos, alguns não, ou seja o que for. Qual é a única coisa universalmente que você pode fazer? E isso é fazer com que eles deixem de ser super-heróis.”
Outro elemento chave que se faz presente logo no início da história é a Inteligência Artificial, mostrando o quão rapidamente ela pode afetar as percepções das pessoas de uma maneira massiva. “Eu não serei o primeiro a dizer isso, mas há cerca de um ano, quando começamos a planejar isso, era bastante óbvio para mim que, à medida que nos aproximamos das eleições de 2024, independentemente do lado do espectro político em que você se encontra, isso será um acelerador,” disse Waid.
“E então percebi logo no início que este será o verão do Deep Fake. Este será o verão da preocupação com a IA e o que a IA pode produzir, e então minhas previsões estavam bastante corretas, e isso ajuda a manter a história bem atual.”
Como detalhado em Absolute Power: Ground Zero, elementos dos quadrinhos do Superman e Batman já estão desempenhando um papel importante na série, mas esses são apenas alguns dos elementos da história refletidos na série.
Reunir esses elementos não foi a parte desafiadora, no entanto, a escala pura de quantos personagens estavam envolvidos e o que eles realmente estavam fazendo foi mais imponente.
“Essa parte não foi a desafiadora, porque muito disso, especialmente no caso dos Titãs, por exemplo, eles estavam preparando o terreno. Para o Flash, a mesma coisa; preparando o terreno para Amanda Waller dar golpes maiores. Então isso não foi realmente um problema. Brainiac Queen sendo a terceira perna da Trindade do Mal fez total sentido para nós porque ela é capaz de trazer algo que Failsafe e Waller não conseguem trazer para a mesa,” disse Waid.
”Então isso não foi a parte desafiadora. A parte desafiadora realmente foi contabilizar oito milhões de super-heróis e tentar acompanhar quem está onde, quem foi capturado, quem não foi, quem perdeu os poderes, quem está fugindo. E Dan Mora, graças a Deus, esteve comigo em cada passo do caminho,” disse Waid.
“E realmente de grande ajuda que Dan adore desenhar esses personagens. Quero dizer, o refrão constante com World’sFinest é sempre, ‘Quem você quer desenhar?’ E ele responde, ‘Quem eu ainda não desenhei.’ Então, é incrível.”
Embora a série traga elementos desses diversos quadrinhos, aqueles que não têm acompanhado essas outras histórias não devem hesitar em mergulhar direto na série principal
“Acho que fizemos um bom trabalho em garantir que tudo esteja em contexto e garantindo que todos saibam o que está acontecendo, além de explicarmos para novos leitores o que está ocorrendo” disse Waid
“Mesmo que você não tenha lido quadrinhos da DC por alguns anos, quando chegar na página oito ou nove ou algo assim, acho que você terá uma boa noção do que está em jogo, quem são os jogadores e o que eles querem. Então, eu encorajaria você, mesmo que seja um fã casual da DC, não inclinado a pegar tudo, acho que isso é algo que vai satisfazer todas as suas vontades.”
Absolute Power é o evento do ano na DC Comics e chegou às bancas dia 3 de Julho.
TEXTO POR: EDINOR JUNIOR