Com toda certeza, os animes são uma febre em todo mundo. O que antes era algo mais ninchado, hoje é uma realidade entre pessoas de todas as idades. No Brasil, a onda das animações japonesas começaram no início da década de 1990, com Cavaleiros dos Zodíaco.
Sem dúvida alguma, Dragonball Z ultrapassou todas as barreiras e deve ser a obra do gênero que mais atraiu pessoas. Não seria exagero pensar que o anime que conta a história de Goku é o mais popular do mundo. Mas, grandes obras também se tornaram popular ao redor do planeta terra.
Podemos citar Pokémon, Digimon e YuYu Hakusho de uma geração mais antiga. Por volta de 2009, Naruto e Bleach ganharam o mundo e com toda certeza são queridos até hoje, porém, já se findaram. O momento agora trás para os fãs obras maravilhosas como Demon Slayer, Jujutsu Kaisen, Atack on Titan, Solo Leveling e diversos outros.
Com obras atuais e obras que com toda certeza se tornaram atemporais, os animes conquistaram o mundo. Suas características próprias como a carga dramática, traços físicos por vezes exagerados como o físico de Goku em Dragonball Z, e o corpo curvilíneo de Tsunade em Naruto também contribuíram para o sucesso.
O presidente do Pierrot Studio, responsável por Naruto e Bleach criticou a ideia de que os animes devem se sujeitar a conceitos ocidentais. Para Michiyuki Honma, se isso acontecer, as obras se tornarão entediantes. Confira as declarações de Honma ao Comic Natalie, canal de notícias de entretenimento japonês.
“Estou infinitamente grato por ter tido a oportunidade de conhecer e produzir um grande trabalho que se tornará uma série de longo prazo que durará anos. No entanto, é difícil fazer uma obra que seja popular no exterior ou que se torne uma série de longo prazo. É claro que você pode mirar na metade superior, mas se fizer uma animação com isso em mente, ela se tornará cada vez mais entediante.Não fazemos os personagens fumarem para levar algumas séries para o exterior. Temos que tornar a violência um pouco menos violenta e evitar expressões sensuais. Se a animação japonesa estiver sujeita a tais restrições de expressão, não há como as pessoas no exterior quererem assisti-la.”
Elogios a Demon Slayer
Michiyuki Honma ainda comentou sobre o sucesso atual de Demon Slayer. Segundo ele, a forma como a Unfotable produz o anime mudou toda a indústria. Kimetsu no Yaiba, ao invés de temporadas longas, produz menos episódios e de forma direta e com qualidade.
“‘Kimetsu no Yaiba’ foi uma virada definitiva para a indústria de anime. Foi uma obra de enorme qualidade que demorou muito, e com um orçamento muito generoso para ser feita, e um sucesso quando foi ao ar. Antes e depois do anúncio de ‘Kimetsu no Yaiba’, senti que tínhamos que mudar a forma como criamos. Além do mais, outros estúdios também estavam lançando trabalhos de qualidade semelhante e no Japão havia uma atmosfera em que isso podia ser visto na televisão comercial. Acho ótimo fazer trabalhos longos, como Pierrot fez no passado. Mas, ao mesmo tempo, um grande orçamento e custos de manutenção acarretam riscos muito elevados. Poderemos competir com trabalhos realizados desta nova forma, utilizando os mesmos métodos de produção de antes? Isso prejudicaria a nossa marca? Com tudo isto em mente.”